Inspiração nossa de cada dia: Kimberle Crenshaw


Quando eu decidi trazer uma pegada mais pessoal para o blog, imaginei que seria legal compartilhar as minhas últimas leituras e os detalhes que têm inspirado os meus dias.

Essa semana apresentei um seminário na faculdade juntamente com a minha equipe cujo tema selecionado  faz parte de um artigo incrível da pesquisadora e ativista norte-americana Kimberle Crenshaw. Até então eu não conhecia Kimberle e depois que me aproximei desse escrito da mesma, os meus olhos se abriram para muitos problemas que eu não havia estudos tão a fundo.

O trabalho de Crenshaw influenciou fortemente a cláusula de igualdade da Constituição da África do Sul. E, ah, incluve, um dos seus artigos integra o Dossiê da II Conferência Mundial contra o racismo (Durban, 2011), publicado pela Revista Estudos Feministas, n°1, 2002, que fora coordenada por Luiz Barros, da Universidade Católica de Salvador.

A Interseccionalidade na Discriminação de Raça e Gênero, foi um trabalho desenvolvido durante décadas por Kimberle e aborda um tema muito recorrente nos nossos dias: a discriminação sofrida por mulheres, ou melhor dizendo, por mulheres negras. De forma mastigada, a autora explica o porquê de ter iniciado tal artigo e aponta para exemplos vivos dentro da sociedade apostando na política como ponte para o possível anulamento de tais desigualdades no contexto nacional e internacional. Uma das razões pelas quais a interseccionalidade é um desafio é que ela aborda a diferença dentro da diferença. Nesse sentido procura estabelecer uma ponte entre o que é vivenciado na prática e como uma política pública prevê tais problemas.

Para ter acesso ao artigo é só clicar aqui.



Espero que tenham gostado da dica de hoje. Até a próxima <3

2 comentários: