junho 22, 2016

Conselho de Amélie Poulain para nós



"Eu gosto de admirar os detalhes que ninguém mais vê" foi uma das frases que marcaram o início deste século através da interpretação de Audrey Tautou para o filme Le Fabuleux Destin d'Amelie Poulain (2001) e que, claramente, acabou inspirando muitas pessoas pelo mundo.

Os detalhes do universo passam por nós todos os dias, seja na janela dos olhos ou do ônibus. E poder admirar tais detalhes não é algo difícil a ser feito, mas exige de nós uma maior sensibilidade para viver. Nesses pequenos prazeres estão inclusas as gotas da chuva, o malabarismo que o jovem fez diante do semáforo, a borboleta que atravessou a cortina de folhas da árvore... Ihh... por aí vai. 'Cês lembram quando falei nesse post sobre a forma em que nós seres humanos estamos vivendo? Somos imediatistas. Muitas vezes só temos tempo para tomar um gole de café, uns segundos pra passar o batom e pronto; a hora passou, o dia se foi. Que história você terá pra contar diante das 24 horas passadas? A resposta sempre estará relacionada ao nosso cansaço ou problemas que nem foram resolvidos. Se isso acontece com você precisamos rever umas coisas.

Primeiro você precisa compreender que a rotina é dona de todos nós, ou seja, o dia poderá estar corrido pra todos/as também, mon ami. E se você quer despertar a curiosidade de admirar os pequenos prazeres é só passar a olhar o mundo a sua volta com carinho e quem sabe:

* Não ter vergonha de sentir muito porque sentir muito é o sinal do mais puro reconhecimento do que a vida é. Sentir a vida, registrá-la com lentes e escrita; tudo da sua maneira, o que vale é sentir.

* Compartilhar esse amor é o mesmo que dizer "não tenha vergonha de ser feliz". Pois, nesse mundinho de exigências que não fazem bem, você é obrigado a ser muitas vezes quem não é. Sofri pra caramba com isso até entender que sou a minha heroína, a minha fada e eu deveria sim perder o medo de viver, escrever e compartilhar esse amor. Afinal, a vida tem um sentido mais bonito quando alguém te inspira e você inspira o mundo.

Amélie Poulain será sempre um bom exemplo para as minhas próximas horas e anos de vida. Só fui entender o verdadeiro caminhar da nossa existência, através do olhar de Amélie, quando assisti o filme mais de uma vez até pegar a real mensagem que ele quer passar: admire os detalhes, as pessoas, a bondade que ninguém mais vê.






Obrigada por tudo, pessoal.


2 comentários:

  1. Oi Laryssa, muito bonito e interessante o seu post. É um trabalho diário isso de achar a beleza nas pequenas coisas e nos pequenos gestos. Eu tento todos os dias não ser engolida pela rotina massacrante e estar com os olhos abertos para essas maravilhas inusitadas da vida. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que honra te ver aqui, Camila! Tem tanta coisa linda ao nosso redor, é só parar pra ver. Mantenha seus olhinhos abertos sempre, estarei fazendo o mesmo! Um grande beijo ♥

      Excluir

 
poético diário 2014-2017 | design por Beautifully Chaotic