Na cozinha: o melhor (e mais fácil) bolinho de verduras


A receita nasceu antes da final do vôlei começar. Eu e meus pais estávamos almoçando enquanto o tempero se misturava às verduras. Diante disso, da invenção, do gosto especial que essa receita teve, eu resolvi trazê-la pra cá. Sabe o que vocês vão precisar? Verduras variadas ou o que fizer parte do seu gosto preferido. 'Cê pode utilizar o que indiquei abaixo, acrescentar, retirar [...] tu escolhe.



- um pedacinho pequeno (tipo o tamanho de um dedo) de pimentão da sua preferência
- um tomate vermelho médio 
- 1/2 cebola
- 1/2 cenoura ralada
- um punhado de coentro
- 1 ovo  


O primeiro passo é cortar em pedaços minúsculos as coisinhas acima. Não se preocupe em deixar nada separado porque o segundo passo vai ser juntar tudo em algum potinho/recipiente que 'cê ache melhor. O terceiro passo é bem simples também, você mistura tudo e tempera como preferir - pode ser só com o sal. Eu usei:


- um punhado de sal
- 2 colheres de chá de molho de alho
- uma colher de chá de molho inglês 


IMPORTANTE 'cê deixar descansando por uns minutos (as verduras + o tempero). Sei lá, dizem que o sabor da verdura com o tempero misturam melhor.

depois que os minutos passarem...

Acrescente farinha de trigo (utilizei aquela que já vem com fermento) aos poucos. Eu sinceramente não sei te dizer a medida certa. Outro detalhe importante vai ser a textura dessa mistura. A mistura das verduras+temperos+ovo+farinha não vão ficar como a de uma pizza ou pão, uma vez que como estamos utilizando as verduras "diretamente", muito líquido sairá a todo instante (seja dos tomates, da cenoura, etc).

E como eu vou saber o ponto certo da minha "massa"?

Depois de muito mexer com o auxílio de uma colher (ou as suas lindas mãozinhas), 'cê vai perceber que a massa tá um pouco pesada. Então é hora de fazer as bolinhas, que, na verdade, vão parecer umas melecas. O processo vai girar em torno de: "bolinhas" > mela no ovo batido > mela na farinha de rosca. O processo é quase o mesmo de como se fazer coxinhas hahaha Vou confessar que por vezes fiquei com preguiça de melar no ovo e segui fazendo apenas "bolinhas" > mela na farinha de rosca e só (então, né).

Deixa o óleo esquentar legal e manda ver pra fritar (usa gordura vegetal, meu pai diz que é melhor, mas como tinha acabado foi no óleo mesmo). E, ah, pelo amor do amor, toma cuidado na hora de fritar - usar escudos é uma boa. BRINCADEIRA GENTE É SUPER TRANQUILO, só tenham cuidado pra não adquirir queimaduras.

Ó o resultado pra vocês...



Foram mais ou menos de 16 a 20 bolinhos (bem) generosos. Não duraram trinta minutos e todos ficaram felizinhos com o resultado. E repito: seja criativo. Receitas estão aí para serem sentidas, adaptadas e amadas.


Espero que tenham gostado também! Quando fizer me marca na foto ou me manda (a foto e o bolinho hehe). Beijos e até logo.




2 comentários:

  1. Parece gostoso, pode ser assado? Não sou muito chegada a fritura. Bjos
    https://withsarti.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paloma! Olha, eu acredito que possa ser assado sim. Experimenta colocar uns fios de óleo. Normalmente não banho os bolinhos, vou virando como se fosse uma carne mesmo. E, ah, em uma panela a parte, 'cê pode testar com fios de azeite e observar se funciona. Qualquer coisa me conta! :)

      Beijos ♥♥

      Excluir