Karine Britto: lentes & coração



Lembro bem da primeira vez em que conversei com alguém e publiquei aqui no blog. Meu coração apontou para o Angelo Bonini e ele topou bater um papo comigo. Foram dias de conversas e muita felicidade. O laço criado por nós dura até hoje e eu fico toda boba quando vejo ele voando pelo mundo.

Outra coisa que lembro, foi quando anotei no bullet journal do ano passado - e que logo virou meta pra 2017 - trazer ainda mais histórias para o Poético Diário; sejam histórias que vejo na rotina ou contos de pessoas que moram em outro lugar do país. Então eis que a primeira meta do ano se cumpre.

A primeira entrevista - que prefiro chamar de conversa - do ano foi com a Karine Britto. Arquiteta, paulistana, fotógrafa e amante de bons cafés e cats. A Ka é dona de um olhar singular para os detalhes do cotidiano e sempre compartilha histórias e experiências no seu lar virtual, o Coffee and flowers blog.




 
A Ka contou que o seu carinho pela fotografia despertou ainda mais entre 2008-2011 através das visitas técnicas que ela fazia por conta do curso de Arquitetura e também influenciada pelas viagens com a turma - fazendo com que ela fotografasse de forma cada vez mais frequente.

O início pareceu complicado quando, na adolescência, ela queria muito investir nos equipamentos fotográficos, mas não possuía condições suficientes e por esse motivo o amor pelos registros - cultivado desde a infância - precisou ser deixado de lado.

"Entre 2012-2014 eu estava quase surtando com o meu tcc e tentando sobreviver ao final da faculdade - e quando isso aconteceu, voltei a blogar. É aqui que eu posso dizer que a fotografia entrou na minha vida de verdade, por causa do blog e de um projeto chamado 6 on 6. Peguei gosto em começar a registrar meus dias (com o celular mesmo) e fazer posts falando sobre isso", comenta.







Quando entrou nessa fase de registrar com ainda mais vontade as coisas ao redor, a Karine passou a observar ainda mais São Paulo. Ela contou que no caminho para o trabalho (ainda com arquitetura), observava cada lugar de uma maneira diferente e a partir daí a fotografia se tornou uma companheira fiel.

"Depois disso vieram muitas coisas. Comprei a minha primeira câmera dslr, estudei muito para aprender os comandos manuais dela, estudei composições, lentes, luz, referências fotográficas... e enfim, o que era um hobby por lazer virou amor, e depois acabou virando trabalho", afirmou a Ka.

Mesmo com um estilo fotográfico diferenciado daquele que ela foi construindo, o trabalho da Sharon Eve Smith acabou se tornando uma grande inspiração nos primeiros passos da Karine como fotógrafa. "Gosto muito do estilo de fotos que a Sharon faz, sempre espontâneas e que dão uma sensação de alegria, sabe?", contou. A partir disso, a Ka passou a se arriscar ainda mais e foi aproximando a fotografia da sua rotina, indo além das avenidas e metrôs de SP; ela começou a registrar pessoas.









Trabalhos como o da Karine me tocam bastante. Ver o quanto ela se dedica com cada produção e com o resultado, ver a organização, a atenção e a evolução é algo bonito & confortante de se acompanhar. Após muitas experiências notou-se o quanto a fotografia passou a fazer morada nas lentes do coração dela. Quando questionada sobre o significado dessa arte hoje na sua vida ela respondeu: "a fotografia é minha inspiração, é o que me faz bem".



🌿🌙




O vídeo abaixo faz parte de um diário de viagem feita  por ela em 2015 no Deserto do Atacama e o Salar de Uyuni. Clicando aqui você tem acesso a uma série de posts (numerados de 1 a 15) sobre cada detalhe dessa aventura maravilhosa.



/ Canal da Karine no YouTube:
 





"Essa viagem não só ampliou a minha visão de mundo, ela mudou muito a minha fotografia também. É claro que não foi só a viagem, né? Teve muita coisa no meio do caminho, mas quando penso nas minhas fotos vejo claramente um "antes e depois" de ter conhecido o Deserto do Atacama e o Salar de Uyuni, esses dois lugares absurdamente maravilhosos. Seria muito incrível voltar lá depois de tanto tempo pra ver tudo com os olhos da Karine mais velha, e fazer os últimos registros da minha vida", essa foi a resposta da Karine quando eu perguntei em qual lugar ela escolheria fazer os últimos registros da sua vida.





  ♥ Acompanhe a Ka:

 



Espero que tenham gostado da entrevista, pessoal! Compartilhar o trabalho de pessoas como a Karine me impulsiona muito a levar o meu amor pela escrita&fotografia adiante. Me perdoem muito pela formatação, pois deu a loka no tamanho das fontes conforme editei a entrevista. E Karine, te agradeço mais uma vez por todo carinho e atenção. Você é incrível!

 <3333333

8 comentários:

  1. Eu amo o trabalho da Ka, lembro que eu e ela e mais algumas meninas que viraram amigas de verdade fZiamos parte de um
    Projeto fotográfico e ela sempre foi muito criativa pra isso. Amo o jeito que ela capta as pessoas, o jeito qie ela incorpora sampa nas fotografias, seus gatinhos, amo tudo! Admiro muito ela. Muito mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Karine é bem especial, Clara - assim como você! Vocês duas são uma grande inspiração para os meus dias. E fico bem feliz por saber que já participaram de um projeto fotográfico juntas ♥♥

      Excluir
  2. ahhh lary, sua linda ♥ o post ficou maravilhoso! adorei participar dessa sua conversa/entrevista, me senti muito honrada, sério! obrigada por compartilhar mais sobre mim e meu trabalho aqui, e por gostar dele <3 você é uma linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você me fez te admirar mais <333 brigada mesmo! ter você aqui no meu lar sempre será uma honra.

      Excluir
  3. Esse post me fez voltar a sentir o que sentia dois anos antes pela fotografia: um desejo enorme, um sonho.
    Confesso que minha criatividade para fotos mais bem produzidas parecem ter adormecido, mas o post me fez sentir de novo energia pra isso acontecer, penso que talvez amanhã eu possa acordar e fotografar um pouco meu quintal haha.
    É incrível conhecer a fotografia de pessoas novas, sabe? É como se eu estivesse mergulhando num lugar novo, sabe? Como se eu estivesse batendo a foto que eu estava vendo. Ok. Isso foi um pouco estranho.
    Enfim, eu achei incrível sua escrita, seu jeito de construir o post, muito fofo rs
    Beijos, paraliseiobico.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que especial fazer parte desses seus sentimentos, Carla! bom saber também do seu amor pelas criações. te convido a registrar as coisas ao redor sempre que der... a vida merece ser sentida. tô bem feliz por você ter vindo aqui. <3 abraço forte!

      Excluir
  4. Que post mais fofo! Adoro a K, acho ela muito talentosa e o blog dela é lindíssimo! Parabéns pelo bate-papo! hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oba, feliz que gostou da conversa Clau ♥ a Ka é uma pessoa linda mesmo.

      abraços!

      Excluir

poético diário . © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.