materiais para iniciantes na fotografia / beda #8



Mais uma semana de BEDA e o assunto escolhido foi a fotografia. Um tema sincero, o meu favorito para ser discutido - além das aquarelas hahah Por isso eu resolvi criar uma lista sincera feat. real de todos os materiais que eu tenho como uma iniciante na fotografia. Todos eles foram bem em conta $$$ e me ajudaram nesse início com os primeiros trabalhos e filmagens. 


-

O processo até que você se redescubra na fotografia exige prática constante e isso não envolve o melhor material do mundo. Vai por mim e treina com aquilo que você tem hoje em mãos. Conforme você sentir uma necessidade ainda mais real e ver que aquele material vai te auxiliar de uma melhor maneira, você investe. O que eu tenho até hoje foram opções que proporcionaram um novo olhar para as criações aliado a um estudo/inspiração constante na área.



o celular + estabilizador para câmera



O meu é simples. Um Positivo Selfie. Quando ganhei fiquei com receio da marca, afinal, eu nunca havia utilizado algo da mesma. Hoje, em 2017, o preço desse celular caiu MUITO nas lojas. Da casa dos $600 está em $300. A marca criou outros modelos e eu continuo com o meu, um dourado que em mais de um ano supre as minhas "necessidades". Fácil acesso às redes, câmera frontal ótima (8 megapixels) e a traseira também (com 5 megapixels). Andoid 5.0.2 (o que me permite ter os meus apps favoritos) e armazenamento interno de 8gb. 

Com a compra ganhei junto esse estabilizador aí, o famoso pau de selfie que me ajudou muito a compreender sobre a importância de se estabilizar os vídeos

Abaixo, uma visão da câmera traseira do celular e depois trechos do meu feed no instagram [o trecho destacado foi todo registrado com o Positivo Selfie]:




O importante é ir praticando, buscando referências e se reinventar. Pra quem quiser saber, utilizo sempre VscoCam pra editar as fotos, Pinterest + We Heart It + Flickr para buscar referências, Clue que sempre me ajuda a acompanhar os sentimentos e ciclos menstruais, Guarde minhas notas que me auxilia a guardar as anotações necessárias, Spotify para as musiquinhas e Runtastic que utilizo quando vou caminhar/correr.

Na edição das fotos com celular busco deixar a foto amarelada, pois amo esse efeito. Então me gusta uma maior temperatura e menos saturação.



tripé


Me ajuda muito no quesito vídeos. Me ajudou tanto que quebrou ~triste e tô louca pra dar um jeitinho de arrumá-lo. A dica que eu dou é: não é tão necessário assim a não ser que você precise fazer algo que necessite de um apoio (vídeos, principalmente). Esse tripé é o mais simples e custou $100 em uma loja que fica ao lado da papelaria A4 no Centro de Maceió. Nessa loja existe muitos outros tripés, mas no momento ainda não sinto a necessidade de investir num maior e mais caro. Foi a primeira coisa que comprei com o meu dinheiro e é um ajudante e tanto nos meus dias.



kit de limpeza para lente e câmera


Acredito que essa seja um dos meus itens favoritos, o kit de limpeza. Um pano próprio para a tela da câmera, esse líquido azul para outros detalhes, o pincel e esse objeto redondinho que serve para remover qualquer poeirinha.

Colega, não importa o seu material. Lembre sempre de fazer uma boa limpeza nele, nem que seja algo na aparência mesmo. Se você não se confia abrindo a sua câmera, contate alguma empresa especializada mesmo. Vez outra abro com muito cuidado a minha câmera - eu já disse que tenho muito cuidado? Pois é. Removo a lente para retirar alguma sujeirinha de leve e isso ajuda.

Dica: não deixe os seus materiais guardados nas malas. Tenho duas, uma para lentes e outra para câmera/lente. Mas é sempre bom deixá-los expostos na mesa/prateleira e ir tendo cuidado com a limpeza. Quase perdi a minha analógica meses atrás. Acredito que os mesmos cuidados devem ser tomados com a sua digital, seja ela DSLR ou Powershot. Não deixar expostas ao sol, claro. Mas em uma temperatura "favorável" ao equipamento.



câmera DSLR



Eis a questão. Vale mesmo comprar? Eu respondo que sim. Comprei a minha Canon EOS Rebel T3 na loja virtual Magazine Luiza. A câmera custou um pouco mais de $1.200 e veio com a lente do kit, uma 18-55mm + livros que me ajudam a estudar fotografia.

A lente que vem na câmera, de início, não é um problema. Mas depois quando você for se habituando ao universo dslr sentirá a necessidade de uma lente 50mm (ou outra, quem sabe).

DSLR / "digital single-lens reflex", o que significa dizer que possui um espelho em seu centro que envia a imagem para o view finder - sim, aquele lugar onde colocamos o nosso olho. O benefício disso é que podemos ver a imagem de uma melhor maneira (o seu enquadramento e luz, por exemplo). As DSLR possuem controles manuais, o que nos possibilita ajustar a imagem como queremos.

Recomendo muito que você faça o download desse livro maravilhoso escrito pela Claudia Regina. Ele é completo para você que deseja as melhores dicas de fotografia :) 

Foi o melhor presente. Eu recomendo que você inicie com uma câmera DSLR; uma mais básica como a minha, ou invista nos modelos mais atuais [inclusive quero também]. Uma Canon T3 possui as suas vantagens e desvantagens... mas isso é assunto para outro post. 



~

tripé + kit de limpeza $ 100
câmera DSLR $ 1,250
celular + estabilizador $ 530

total $ 1880






Espero ter ajudado quem procurava algumas dicas sobre fotografia. Tentei ser direta e falar tudo com base nas minhas experiências reais até aqui.

Um abraço! <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

poético diário . © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.