maio 13, 2020

o secular teatro deodoro em Maceió

lembro até hoje do primeiro contato que tive com o teatro. eu estava cursando a primeira série - ou seria a segunda? - quando recebemos a visita de um contador de histórias na escola. lembro que ele usava uma roupa estilo Indiana Jones. colete por cima da camisa, chapéu, óculos. o conjunto completo e ideal para convencer pais e responsáveis a nos deixarem ver A arara azul nos palcos. mainha me conta que sempre me liberava para passeios por achar importante a ideia. 

passadas décadas do dia em que vi a arara no palco - no caso, um ser humano vestido de arara gigante fazendo sons estranhos - eu nunca mais havia voltado ao teatro. nunca. mas eu sabia que Maceió reservava surpresas bonitas e históricas, uma delas sendo o Teatro Deodoro.

"o Teatro Deodoro foi construído para materializar o sonho de progresso artístico vivido pela população e os governantes de Alagoas, no início do século XX".

esse trecho faz parte do texto institucional do teatro e resume a criação do local que pensei comentar aqui no poético diário hoje. 





me formei em julho de 2019 e como presente pedi uma ida ao teatro. fiquei bastante emocionada com tantos detalhes bonitos que vi por lá mal podia acreditar que um desejo adiado por anos estava se realizando. 

sem dúvidas, a cor foi o que mais chamou a minha atenção. caramelo, amarelo, marrom num eterno repeat e tudo parecia se encaixar de uma forma tão natural. segundo a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (DITEAL), algumas das medidas são definidas em

  • - palco Italiano com 8,70m de boca e 11,00m de profundidade
  • - procênio 3,30m profundidade e 10m de largura
  • - coxia de lado direito 3,80m largura por 10m comprimento
  • - coxia lado esquerdo 3,95m largura por 10m comprimento
  • - 07 Camarins
  • - 01 fosso para orquestra
  • - 01 Porão (abaixo do palco)


















Todas os registros foram feitos por mim em julho de 2019. Espero que através deles vocês tenham sentido coisas boas e tenham se deixado cativar por cada detalhe secular. 


informações sobre o teatro — endereço, telefone e site 
rua Barão de Maceió, S/N (praça Marechal Deodoro), Centro, Maceió/AL
cep: 57020-360
telefone: (82) 3315-5660

site http://www.diteal.al.gov.br/institucional/teatro-deodoro/

8 comentários

  1. Eu amei demais essas fotos, amo teatros e amo a atmosfera que inspiram!
    Obrigada por esses registros, faz tempo que não vejo nada além da minha rua kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tão bom quando fotografias nos levam a lugares, né? derreti de amor quando revisitei o teatro através dessas fotos <3 em breve iremos nesses cantos outra vez.

      Excluir
  2. ah que coisa mais linda! amo esses teatros mais antigos cheios de detalhes <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho demais, amiga. fico pensando em como tudo foi criado na época. "viajo" muito, hahaha <3

      Excluir
  3. teatro é um lugar mágico, simplesmente. amei suas fotos. por aqui em recife temos um teatro lindo também, o "teatro de santa isabel", costumava ter muitos eventos grátis, geralmente toda quarta-feira antes da pandemia. espero um dia poder voltar lá quando passar tudo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na torcida para essa volta ser em breve, Liz <3 amo tanto visitar lugares assim. aqui em Maceió amo os museus! essa sensação de magia é verdadeira. :D

      Excluir
  4. Que liiindo. Eu amo teatros. É uma pena que não podemos ir sempre...mas assim fica mais especial ��

    ResponderExcluir

poético diário . Design by Berenica Designs.