
antes de me envolver com fotografia e estudos audiovisuais eu já prestava atenção em cores e figurinos de alguns filmes. após algumas aproximações com a imagem, o tempo foi me ensinando também a mirar enquadramentos, cenários e combinações importantes para alguma narrativa. nesse sentido, pensei que poderia conversar mais sobre as fotografias que cruzam o meu caminho, sendo hoje ela pertencente ao falar dos registros do filme "A cor púrpura" (1985).
em 1906, em uma pequena cidade da Georgia, sul dos Estados Unidos, a quase adolescente Celie, violentada pelo próprio pai, torna-se mãe de duas crianças. separada dos filhos, Celie (Whoopi Goldberg, que foi indicada ao Oscar de melhor atriz por este filme em 1985), é doada à Mister (Danny Glover, de Máquina Mortífera), que a trata como companheira e escrava ao mesmo tempo. cada vez mais calada e solitária, Celie passa a compartilhar sua tristeza em carta. baseado no livro de Alice Walker, A Cor Púrpura recebeu 11 indicações ao Oscar em 1985 e já é considerado um clássico do cinema. ao recriar 40 anos de crises emocionais na vida de vários personagens, o diretor Steven Spielberg (O Império do Sol) fez o filme mais desafiante de sua carreira, capaz de despertar fúria, risos e lágrimas.
o texto acima, extraído lá do Filmow, explica em detalhes como a trama funciona. para além da explicação, penso que a produção é forte demais. a sua fortaleza faz reiterar que debates sobre racismo, abusos morais e sexuais são necessários e devem ser constantes em nossa sociedade. hoje, enquanto mulher, da imagem e artista visual nordestina abro um parêntese para partilhar com vocês as minhas impressões sobre a fotografia de Allen Daviau (infelizmente falecido vítima de Covid-19 meses atrás) em A cor púrpura.

vejo vocês em breve.
Adorei o post!
ResponderExcluirNunca assisti o filme... antes de ler corri o olho pelos prints e o que mais me chamou atenção neles inicialmente foram as sombras / personagens contra a luz... Fiquei curiosa com o filme!
Achei muito legais seus comentários!
Beijos,
A Menina da Janela
bom que essa partilha te deixou curiosa <3 caso queira conversar quando assistir é só me chamar, Laurinha :D sempre bom falar sobre imagem, né?
Excluirjá vi várias indicações desse filme, mas nunca parei pra assistir. acho que por saber que é uma história pesada eu sempre vou adiando, sabe? hahaha enfim, preciso muito ver e amei demais seu post e explicações! a fotografia dele é realmente maravilhosa <3
ResponderExcluire é realmente forte, Ka. dói ver como o ser humano pode ser horrível, mas essa trama também nos doa bons respiros em seus detalhes. <3
ExcluirEu ainda não assisti esse filme, mas fiquei encantada! :)
ResponderExcluirespero que possa vê-lo logo logo, Rafa! <3
Excluir