agosto 28, 2020

pintura livre e uma powershot G12 canon

eu tomava um rumo para outra realidade quando inventava as minhas fantasias na infância. a minha brincadeira favorita era ser professora. o ato de tomar o giz nas mãos, criar atividades, ler e desenhar era algo fascinante. eu quase sempre ilustrava as mesmas coisas, escrevia frases soltas e tinha ao redor um universo de possibilidades. crescer não me fez ficar distante desses costumes. tenho a sensação que os meus hábitos de hoje são consequências desses feitos passados. aconteceu isso quando conheci a aquarela, aconteceu isso quando me aproximei da fotografia. 

ganhei a minha primeira câmera em 2009 da minha prima Lay. ela mora em São Paulo há muito tempo e toda vez que vem nos visitar deixa algum presente. uma dessas lembranças foi a sua câmera com incríveis 5mp e pilhas recarregáveis. todos os retratos que eu fazia de mim (sim, eu apenas fazia selfies) durante 2009/2013 foram com essa câmera. tenho poucas imagens dessa época e até me arrependo por não ter feito filmes cotidianos. hoje valorizo bem mais isso. foi então que em 2014, inspirada no meu primo Rick (que também mora em SP) que comprei uma câmera igual a que ele já usava, uma Canon T3 - minha companheira até os dias atuais. os anos de convivência com esse material foram essenciais para desenvolver o meu olhar na imagem. praticamente tudo o que fui aprendendo dependeu (e depende) da prática que tenho com ela. fotografei casamentos, shows, apresentações teatrais, eventos de rua [...] muita coisa. 

e justamente por estar com essa câmera há seis anos, eu achei que seria a hora de investir em uma compacta. uma câmera mais leve, uma câmera pequena, mas com qualidades "semelhantes" a de uma DSLR (câmera digital que faz uso de um espelho mecânico que reflete a luz que vem da lente para um visor). a grande escolhida, apesar de não ser profissional, possui configurações manuais que me permitem ajustar o ambiente à imagem como eu bem quiser. 

algumas características dela se encontram no próprio site da Canon, mas resolvi reescrever aqui também:

sensor de 10 megapixels, Processador de Imagem DIGIC 4 criando o sistema Canon HS, para desempenho com pouca luz e melhor qualidade de imagem; vídeos em HD de 720p com som estéreo e que reproduz em HDTV via cabo HDMI; gama de modos de fotografia e gravação, incluindo RAW+JPEG; utilização o IS Híbrido Canon que compensa tremores, mudanças de ângulo e deslocamentos durante fotos em close; monitor LCD Vari-Angle brilhante de 2.8 polegadas com 461.000 pontos permite disparos de vários ângulos, além de visor óptico; zoom óptico de 5x com Estabilizador Óptico de Imagem, além de lente 28mm grande-angular.


para começar a testar o desempenho da minha mini câmera resolvi pintar alguma coisa. foi uma pintura bem livre e quase sem planejamentos, mas essencial para eu entender como a G12 funciona. apesar de algumas funções não se aproximarem ao que eu já estava acostumada, gostei bastante de usá-la e mal posso esperar para registrar histórias aqui dentro de casa e também pelo mundo. 



vejo vocês em breve.

8 comentários

  1. Coisa mais linda, parabéns por mais essa conquista! <3 Acho que câmeras nunca são demais, se eu pudesse teria uma coleção enorme, haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho a mesma sensação, viu? <3 tê-las por perto é sempre bom!

      Excluir
  2. Seu post se tornou uma poesia de fotos e palavras. Adorei a trajetória que teve até descobrir sua verdadeira paixão.

    Beijos açucarados e au revoir

    ResponderExcluir
  3. Acabo de encontrar teu blog e esse primeiro post que cliquei me encantou ♡
    Suas palavras são tão delicadas e belas, completamente poéticas (o que, por sinal, por estar no título do blog, foi o que me atraiu para chegar aqui).
    As fotografias e a pintura ficaram lindíssimas!

    Abraços,
    Any.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem vinda, Any! que os versos e as palavras te encontrem, viu? obrigada pelo seu afeto especial, ♡.

      Excluir
    2. Me sinto TÃO abraçada! :)

      Excluir
  4. Que coisa mais linda! Tô encantada! ♥

    ResponderExcluir

poético diário . Design by Berenica Designs.