Social Media

lembrança afetiva da biblioteca

Tenho muitas memórias do Centro de Maceió porque desde sempre a minha mãe me ensinou a caminhar por ele. Praça dos Martírios, Rua do Comércio, Praça Deodoro, Catedral Metropolitana. Eu conheço essa parte da cidade como se fosse a minha casa  pensei até em criar um mapa quase "turístico" para quem quiser 'sentir' esse lugar além da parada clássica (e rápida) que os ônibus com viajantes fazem por lá. Será que um dia esse projeto sai? Partilho aqui caso aconteça. 

Foi durante os tempos de escola que eu visitei a Biblioteca Pública pela primeira vez. Não lembro bem a minha idade, mas eu tinha menos de dez anos. Lembro de cada coisa daquele dia. Eu era criança e com outras, estávamos num ônibus esperando algum sinal para descermos em fila. Sinal dado, caminhamos devagar em direção ao lugar que me acompanha até agora. 

Lembro que o barulho do piso antigo era fascinante. Quando encontramos a "escada gigante" eu fiquei bem feliz. Hoje ainda acho os degrais longos, mas na época eles eram duas vezes mais. Aqui, enquanto escrevo, lembrei desse episódio porque aquele dia faz parte de uma lembrança bonita. É como se ele tivesse me moldado a amar até hoje as pinturas que vi, os livros que eu fiquei curiosa para ler o que tinha na capa, e a subir escadas longas, a fim de ansiar por algo novo.


"Casario" (1979) de Alfredo Dacal





Escrevi esse texto durante alguns minutos em que estive na Biblioteca Pública no último dia 8 de outubro às 12h42. Caso te interesse, ela fica localizada na Praça Dom Pedro II, Centro de Maceió, e fica aberta de segunda a sexta das 9h às 17h. Recomendo a visita livre, mas também existe a visitação agendada caso você deseje receber a companhia de algum profissional para explicar sobre os andares, salas, obras — 

8 comentários

  1. Ahh, que delícia de post! Aqui em Recife temos a oficina de cerâmica Francisco Brennand e o instituto Ricardo Brennand. Seu post me lembrou das visitas que eu fazia com a escola quando pequena. Tempo bom <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não conhecia o instituto! deve ser tão incrível esses encontros, não é? amo descobrir cantos novos e cheios de arte <3 tempo bom mesmo, liz!

      Excluir
  2. Que lugar incrível! Quero visitar!

    Boa semana!


    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Oi Laryssa, sabe que eu também tenho uma lembrança afetiva de infância, numa biblioteca que ficava no colégio onde eu estudava na época ~ eu devia ter por volta de 9, 10 anos. Não sei como, mas descobri que eu podia passar parte do recreio nessa biblioteca, que parecia ser um lugar gigante para mim (não era nada gigante, mas nossa mente infantil constrói fantasias). Amava esse momento de entrar no prédio, ficar olhando os títulos e escolher qual deles iria comigo para casa. Uma pena não termos mais (tantas e boas) bibliotecas públicas por todo o Brasil. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que demais essa partilha! sorri aqui! tão bom resgatar essas sensações, esses lugares... essa magia que pode ser a infância com os livros. queria que mais pessoas guardassem esse sentimento, camila. e tivéssemos mais bibliotecas espalhadas também. mas fico feliz por saber que em sua lembrança elas tiveram espaço <3

      Excluir
  4. Oi Laryssa, tudo bem?
    Nossa, essas memórias afetivas que temos é a coisa mais gostosa. Eu tenho várias de quando era mais nova, de lugares, pessoas, cheiros, caminhos... Tem uma sensação que tenho toda vez que sinto o vento da chegada do outono que me faz ir pra um lugar que meu interior conhece mesmo que eu não me lembre. É uma sensação familiar mas da qual não me recordo.
    Muito bom ler seu texto! E também amo bibliotecas <3
    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "um lugar que meu interior conhece mesmo que eu não me lembre"... coisa linda ler, fernanda! eu te entendo demais. tudo o que passou por nós, mesmo que não temos vivido, faz parte de nós. obrigada por compartilhar as suas sensações comigo <3 até logo!

      Excluir

Instagram

Theme by STS